AGRICULTURA: Governo Federal anuncia crédito extraordinário para garantir a execução Plano Safra 2024/2025

Com valor de R$ 4 bilhões, objetivo é garantir a continuidade de linhas de crédito do Plano Safra já que o orçamento de 2025 não foi aprovado pelo Congresso, limitando os gastos

AGRICULTURA: Governo Federal anuncia crédito extraordinário para garantir a execução Plano Safra 2024/2025
Fernando Haddad anuncia edição da medida provisória em entrevista à imprensa. Foto: ebc.com.br/noticias/Divulgação

  Edição: Aroni Fagundes

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta sexta-feira (21/2) que o governo vai editar uma medida provisória com crédito extraordinário de cerca de R$ 4 bilhões para o Plano Safra 2024/2025, no mais tardar”, até a próxima segunda-feira (24/2) no Diário Oficial da União. Mas ressaltou que os bancos já estão sendo informados sobre essa solução.

O objetivo é garantir a imediata retomada das linhas de crédito com recursos equalizados do Plano Safra que foram suspensas em razão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 ainda não ter sido aprovada pelo Congresso Nacional.

Dessa forma, serão superadas limitações na concessão do crédito ao setor agropecuário, independentemente da aprovação do Orçamento federal deste ano pelo Congresso Nacional.

Segundo Haddad, na próxima semana as linhas de crédito já estarão normalizadas. “O fato de que não tem orçamento aprovado efetivamente coloca problemas na execução orçamentária, isso poderia comprometer o andamento do Plano Safra”, disse Haddad em entrevista à imprensa, em São Paulo.

Haddad destacou que a liberação do recurso estará dentro dos limites do arcabouço fiscal, com se já estivesse previsto no orçamento.

O setor agropecuário deve ser o principal motor do crescimento econômico em 2025. Conforme estimativas recentemente apresentadas pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do MF, o setor deverá obter expansão de 6,0% este ano.

Fonte de pesquisa: agenciagov.ebc.com.br e www.gov.br/fazenda



Fale Conosco