Candelária: Legislativo com novo sistema de gestão pública; trâmites digitais

POLÍTICA LOCAL: Novo sistema de gestão pública; Previsão para entrar em vigor a partir do dia 13 de outubro, sistema tornará todos os trâmites da Câmara inteiramente digitais

Candelária: Legislativo com novo sistema de gestão pública; trâmites digitais
Câmara de Vereadores Candelária - Foto: Arthur Lersch Mallmann | AI Câmara

[Aroni Fagundes | Repórter/Editor]

[Conteúdo: Arthur Lersch Mallmann | AI Câmara]

A Câmara de Vereadores de Candelária está em fase de transição para um novo sistema de gestão pública, que passará a ser utilizado oficialmente a partir do dia 13 de outubro. A mudança marca um avanço importante na modernização dos processos da Casa Legislativa, que passarão a ser totalmente digitais.

Durante esta semana, os servidores da Câmara participaram de formações conduzidas por Karen Padilha de Souza, consultora da Área de Processos Eletrônicos do Grupo Thema, empresa responsável pela implantação do sistema tanto na Câmara quanto na Prefeitura de Candelária. Por ora, os treinamentos abordaram os módulos de processo eletrônico e de Diário Oficial Eletrônico, mas incluirão também o novo site e o portal da transparência.

Com a entrada em vigor do sistema, todos os documentos e processos administrativos da Câmara passarão a tramitar de forma eletrônica. Além disso, será implementado o Diário Oficial Eletrônico no âmbito da Câmara, novidade que permitirá a publicação digital dos atos oficiais, ampliando o acesso público às informações e garantindo maior segurança quanto a prazos e registros.

Karen reforça que o Grupo Thema, sediado em Porto Alegre e com atuação em diversos municípios da região, como Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, acompanhará de perto a fase inicial de implantação. “No dia 13, todas as áreas já estarão utilizando o sistema, e nós estaremos presentes para dar apoio neste processo de adaptação”, afirmou.

Com a mudança, a Câmara de Vereadores de Candelária se alinha às práticas mais modernas de gestão pública, fortalecendo a transparência e a eficiência administrativa.

“Na migração para o digital, os processos são otimizados, as tarefas do dia a dia ficam mais ágeis e transparentes, tanto para os usuários internos quanto para os cidadãos. Isso traz eficiência, transparência e facilita a rotina dos servidores”, pontuou Karen.