ALERTA: 36% de bebidas alcóolicas vendidas no Brasil são falsificadas, diz Fhoresp
SAÚDE: Levantamento de abril da organização já mostrava irregularidades; intoxicações e mortes recentes em SP aumentam alerta
30/09/2025 11:40:44
| Atualizado há 2 Semanas atrás

[Aroni Fagundes | Repórter/Editor]
A questão da falsificação de bebidas alcoólicas no Brasil é um problema significativo que afeta a saúde pública. Segundo dados divulgados pela Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp), cerca de 36% das bebidas alcoólicas vendidas no país são falsificadas.
A Entidade voltou a chamar a atenção das autoridades, nesta terça-feira (30), sobre a urgência em combater a falsificação de bebidas e o contrabando no Brasil.
De acordo com o relatório, vinhos e destilados (gin,uísque, vodka) estão entre os produtos mais afetados pela falsificação. Uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no país é adulterada, segundo o levantamento.
Casos de intoxicação por metanol
Em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) do Governo Federal, nesta segunda-feira (29/9), foi confirmado o décimo caso de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebida alcoólica no estado de São Paulo. Até o final desta tarde, três óbitos foram oficialmente atestados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas, com base na identificação de um novo padrão registrado desde o dia 1º de setembro.
Uma única dose pode causar visão turva, dor abdominal, tontura, náusea e convulsão, além de danos irreversíveis ao cérebro, ao fígado e ao nervo óptico. Em casos graves, pode levar à morte.
Metanol: saiba o que é a substância presente em bebida adulterada
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito.
Principais sintomas: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica. A demora no atendimento e identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.
De onde vem o metanol?
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o metanol é um composto orgânico da família dos álcoois, com um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila cuja fórmula é CH3OH, sendo líquido à temperatura ambiente, informou a agência brasil. ebc.com.br .
Para que serve o metanol?
É um dos mais importantes insumos na indústria química, sendo usado como matéria-prima para sintetizar produtos químicos usados na produção de adesivos, solventes, pisos e revestimentos. Em escala industrial, é produzido predominantemente a partir do gás natural.
Como é feita a regulação do metanol?
Em razão da toxicidade do produto, seu potencial como adulterador do etanol combustível e da gasolina, os riscos à saúde humana e à segurança pública, a ANP tem uma regulamentação rígida, que estabelece o registro obrigatório para a movimentação e o armazenamento do produto.
PF abre inquérito para investigar casos de intoxicação por metanol
Após três mortes e um número de ocorrências considerado anormal de intoxicação por metanol, a Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para investigar os casos. Há também indícios de que a situação teria transcendido a fronteira do estado de São Paulo, segundo o ministro Ricardo Lewandowski.