Pix tem "botão de contestação" a partir desta quarta (1°). Uso é para fraude, golpe e coerção

MEIOS DE PAGAMENTO: Propósito é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital e não vale para casos de erro e arrependimento

Pix tem "botão de contestação" a partir desta quarta (1°). Uso é para fraude, golpe e coerção
Pagamento - PIX - Foto: CanvaPRO/Assinante

 [Aroni Fagundes | Repórter/Editor]

O Pix continua evoluindo para manter seus processos de segurança em dia. A novidade, agora, é o chamado “botão de contestação", formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que poderá ser acionado – por meio do aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário do serviço tenha relacionamento – nos casos de fraude, golpe e coerção.  Segundo informação da agencia gov.ebc.com.br , o botão estará à disposição dos usuários do Pix a partir de amanhã (1°/10).

"Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação", disse Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.

Ele ressalta que o “botão de contestação" não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. Ele é específico para fraude, golpe e coerção.