Mais de 30 mil domicílios vão responder pesquisa sobre as enchentes de 2024 no RS

PESQUISA: Visa entender como as pessoas foram afetadas no momento das enchentes no estado e, um ano depois, como está a vida delas.

Mais de 30 mil domicílios vão responder pesquisa sobre as enchentes de 2024 no RS
Enchente 2024 -Candelária - Ponte do Império - Foto: Divulgação

 [Aroni Fagundes | Repórter/Editor]

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, nesta segunda-feira (15), a coleta da Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS). A PEERS visa entender como as pessoas foram afetadas no momento das enchentes no estado e, um ano depois, como está a vida delas. A pesquisa será realizada, até o dia 19 de dezembro, exclusivamente pelo telefone (21) 2142-0123.

Mais de 30 mil domicílios, em 133 municípios do Rio Grande do Sul afetados pela catástrofe, e com número telefônico cadastrado no Censo Demográfico de 2022, compõem a amostra da pesquisa. A divulgação dos resultados está prevista para o primeiro semestre de 2026. A pesquisa é resultado da participação do IBGE na força-tarefa criada pela Presidência da República para ajudar o Rio Grande do Sul após o desastre, o que incluiu a criação do Singed Lab, o laboratório de inovação do IBGE. O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Fazenda, está dando todo o apoio ao IBGE na divulgação da pesquisa no Estado.

Os domicílios receberam uma carta sobre a participação na pesquisa, com um pedido para que os informantes salvem o número do IBGE na agenda de contatos e atendam a ligação. As informações serão coletadas diretamente em chamada telefônica para o celular dos informantes e têm sigilo garantido por lei.

Como confirmar a identidade do agente de coleta
Cem agentes de coleta do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (CETAC) do IBGE realizarão as entrevistas por meio do número telefônico (21) 2142-0123. O informante pode confirmar a identidade do agente ligando para o número 0800 721 8181 ou pelo e-mail peers@ibge.gov.br. Por esses dois canais, os respondentes selecionados ainda podem agendar dia e horário para a entrevista. Basta informar nome e endereço de recebimento da carta da pesquisa.

Assim que o morador atender o telefonema do número (21) 2142-0123, o agente do IBGE vai confirmar a identidade dessa pessoa e verificar se ela se enquadra ou não nos critérios para resposta. O informante necessita ter estado presente em algum momento no domicílio no período das enchentes, entre abril e maio de 2024, e ter ao menos 14 anos de idade.

Para se efetuar a coleta, o Rio Grande do Sul foi dividido em sete regiões:
• 15 a 26/09: Alvorada, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Sapucaia do Sul;
• 29 a 10/10: Novo Hamburgo, Taquara, Montenegro, Charqueadas (23 municípios);
• 13 a 17/10: Passo Fundo, Carazinho, Frederico Westphalen, Marau, Erechim, Tapejara, Soledade, Nonoai, Três Passos, Ijuí, Palmeira das Missões, Cruz Alta (25 municípios);
• 20 a 31/10: Santa Cruz do Sul, Lajeado, Sobradinho, Encantado (39 municípios);
• 3 a 7/11: Pelotas, Camaquã (6 municípios);
• 10 a 14/11: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata (11 municípios);
• 17/11 a 28/11: Santa Maria, São Gabriel, Uruguaiana, Cachoeira do Sul (17 municípios);
• 1º/12 a 19/12: todas as regiões.

Os temas abordados no questionário da pesquisa são:
Impactos das enchentes nos domicílios: inundação e acesso, danos físicos, interrupção de fornecimento de água, luz e internet, danos a veículos e/ou perdas de bens de alto valor (móvel, eletrodoméstico, equipamentos de trabalho, aparelhos eletrônicos); Impactos das enchentes nos entornos, bairros e ruas próximas dos domicílios: domicílios danificados, ruas alagadas, rodovias destruídas ou interditadas, pontes quebradas, condições das ruas (lixo, iluminação, segurança), e transporte público; Ocorrências domiciliares e impactos das enchentes na vida dos moradores: resgate (meio de transporte utilizado, responsáveis pelo resgate), ajuda emergencial (primeiros socorros, alimentos ou água), atendimento médico e internação hospitalar/Unidade de saúde, evacuação, danos/perdas de documentos, deslocamento (trabalho/escola/creche ou serviços de saúde), vida social e/ou convívio com a família ou amigos, e saúde física ou mental.