Lula rebate Trump e diz que é “mentira” acusação de que Brasil é mau parceiro comercial

EUA/BRASIL: Segundo Lula, em 15 anos, os Estados Unidos acumularam um superávit de US$ 410 bilhões nas trocas comerciais com o Brasil

Lula rebate Trump e diz que é “mentira” acusação de que Brasil é mau parceiro comercial
Presidente do Brasil - Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

 [Aroni Fagundes | Repórter/Editor]

O presidente do Brasil  Luiz Inácio Lula da Silva  rebateu as alegações feitas por Donald Trump de que o Brasil seria um mau parceiro comercial para os Estados Unidos e classificou como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (14), durante evento no Recife, onde Lula entregou títulos de terra no bairro de Brasília Teimosa, segundo informou o site de notícias bandnewstv.uol.com.br.

“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”, afirmou o presidente. Segundo Lula, em 15 anos, os Estados Unidos acumularam um superávit de US$ 410 bilhões nas trocas comerciais com o Brasil.

Mais cedo, Trump havia declarado que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”, criticando a cobrança de tarifas que, segundo ele, são muito mais altas do que as impostas pelos EUA. “Não estávamos cobrando nada, essencialmente”, disse o presidente norte-americano.

O líder americano também relacionou a recente tarifa de 50% sobre produtos brasileiros ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, que ele classificou como “uma execução política”.

Lula reagiu, afirmando que o Brasil segue negociando e respeitando as regras legais.