Lula diz que ‘ninguém está desrespeitando direitos humanos’ no Brasil após relatório dos EUA
DIPLOMACIA: Documento do Departamento de Estado sobre a situação dos direitos humanos e das liberdades políticas no Brasil foi divulgado nesta terça-feira, 12
13/08/2025 14:00:11

[Aroni Fagundes - Repórter/Editor]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira, 13, o relatório do governo dos Estados Unidos sobre a situação dos direitos humanos e das liberdades políticas no Brasil.
Segundo informação do portal estadao.com.br, o relatório anual do Departamento de Estado, divulgado nesta terça-feira, 12, diz que “a situação dos direitos humanos no Brasil piorou ao longo do ano” sob a gestão de Lula.
“Ninguém está desrespeitando regras de direitos humanos como estão tentando apresentar ao mundo. Os nossos amigos americanos toda vez que resolvem brigar com alguém eles tentam criar uma imagem de demônio contra as pessoas que eles querem brigar”, afirmou LULA, em discurso no evento em que anunciou plano contra do tarifaço imposto a produtos brasileiros pelo governo de Donald de Trump.
No documento, o governo dos Estados Unidos também acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de censurar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).