Governo mapeia países que podem receber exportações que iriam aos EUA

SANÇÕES EUA: Taxa de 50% sobre grande parte das exportações brasileiras destinadas aos americanos começa a valer nesta quarta

Governo mapeia países que podem receber exportações que iriam aos EUA
Exportações/Importações | Foto ilustrativa: CanvaPRO/Assinante

 [Aroni Fagundes | Repórter/Editor]

Fonte: oglobo.globo.com 

Na busca de mercados alternativos aos Estados Unidos por conta do tarifaço do governo americano, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), está fazendo um levantamento detalhado, produto por produto, para identificar potenciais compradores.

A taxa de 50% sobre grande parte das exportações brasileiras destinadas aos Estados Unidos começa a valer nesta quarta-feira.

• Para alguns produtos afetados, como o café, estão de possíveis novos destinos Alemanha, Itália, Japão, Suiça, Canadá, Espanha e China.
• No caso da lagosta, as duas apostas são China e Japão.
• Da manga, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha e Coreia do Sul.

— Estamos mapeando setor a setor e produto por produto — disse o presidente da Apex, Jorge Viana, acrescentado que a extensa lista será concluída nos próximos dias ao presidente Lula.

Além do mapeamento, o órgão vai abrir um escritório em Washington e turbinar o programa Exporta Mais Brasil. O objetivo é trazer os compradores ao Brasil para que eles possam negociar diretamente com os exportadores brasileiros, disse Viana.

Mesmo com exceções, a maior sobretaxa aplicada a um país pelo republicano vai atingir 35,9% das exportações enviadas ao EUA e afetar produtos-chave da pauta comercial, como carne, café e frutas. Sem sinais de alívio, o governo vai focar em socorro aos setores mais afetados no Brasil, especialmente o agronegócio.


Fale Conosco