Datafolha: 48% dos brasileiros defendem prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe e 46% são contra
PESQUISA: Mesmo com expectativa, 51% dos entrevistados não acreditam que ex-presidente será alvo da sanção
02/08/2025 13:09:03
| Atualizado há 1 Semana atrás

[AroniFagundes | Repórter/Editor]
Fonte: oglobo.globo.com
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira(01) mostrou que 48% dos brasileiros defendem que o ex-presidente seja preso por uma suposta participação em uma tentativa de golpe após as eleições de 2022. O país, no entanto, segue dividido quanto ao tema, já que outros 46% são contra a prisão, e 6% não souberam opinar.
O mesmo levantamento mostrou que, mesmo com a maior parte dos entrevistando defendendo a medida, 51% acreditam que o ex-presidente não será alvo da sanção, enquanto 40% acham que o desfecho será de cadeia. .
A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos brasileiros aprova as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados concordam com a decisão que obrigou o político a usar tornozeleira eletrônica, além de não poder usar as redes sociais e sair de casa entre 19h e 6h.
Entre os que afirmaram concordar com as medidas, 44% dizem apoiá-las totalmente e 11% concordam em parte. Entre os 41% contra a determinação, 32% discordam totalmente dela, enquanto 9% discordam em parte. Não opinaram 3%, e 1% respondeu não concordar nem discordar da decisão.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho e ouviu 2.044 brasileiros com mais de 16 anos, em 130 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Bolsonaro é alvo de ação penal AP 2668 na Corte por tentativa de golpe de Estado.