Nova gasolina E30 começa a chegar aos postos de combustíveis do Brasil; preço deve baixar

ECONOMIA: Mudança no combustível aprovada em junho vai aumentar de 27,5% para 30% o percentual de etanol na mistura da gasolina

Nova gasolina E30 começa a chegar aos postos de combustíveis do Brasil; preço deve baixar
Gasolina E30 chega às bombas dos postos pelo País – Foto ilustrativa: CanvaPRO/Assinante

Fonte:  estadaão.com.br
[Aroni Fagundes > Repórter/Editor|CandeiasNews]

Nesta sexta-feira (1º), as refinarias pelo País começam a produzir a nova gasolina E30 com maior percentual de etanol na mistura. O combustível chegará às bombas dos postos de abastecimento a partir da próxima semana, logo que terminarem os estoques da produção de julho na fórmula anterior, com até 27,5% de etanol. A mudança promete baixar o preço do litro em cerca de R$ 0,11, conforme projeção do Ministério de Minas e Energia.

A nova gasolina E30 foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) - com aval do Governo Federal ,mediante testes feitos em laboratório com diferentes veículos.

A validação técnica era necessária para garantir que não haverá prejuízos com a mudança. Os testes da nova gasolina E30 foram feitos no início do ano no laboratório de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Lá foram testados 15 veículos de diferentes anos, entre eles modelos antigos e todos com motores somente a gasolina.

Como é a nova gasolina E30
A nova Lei do Combustível do Futuro foi sancionada pelo Governo em outubro de 2024 .A principal mudança é o aumento do teor de etanol anidro na gasolina. O percentual do derivado da cana-de-açúcar na gasolina comum era de até 27,5%, onde 18% era o valor mínimo.

Com a mudança, o mínimo de etanol na mistura passa a ser de 22%, com limite de 35%. Porém, de início, o aumento será de 30%, conforme aprovado pelo MME em dezembro

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a transição evitará a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano. Assim, vai impulsionar a produção nacional do derivado da cana e futuramente,pode até tornar o Brasil independente da importação de gasolina.


Fale Conosco