Datafolha: 57% dos brasileiros avalia que Trump erra ao pedir fim de julgamento de Bolsonaro

SANÇÕES EUA: Por outro lado, 36% dos entrevistados afirmam que o presidente americano está correto neste movimento

Datafolha: 57% dos brasileiros avalia que Trump erra ao pedir fim de julgamento de Bolsonaro
Presidente americano Donald Trump e Jair Bolsonaro - Fotos: Wikipedia/Divulgação

Fonte: oglobo.globo.com
[Aroni Fagundes > Repórter/Editor|CandeiasNews]


Mais da metade dos brasileiros (57%) avalia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao pedir que o Judiciário brasileiro pare o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Já 36% dos entrevistados afirmam que o americano está certo. Outros 7% não souberam opinar.

O Datafolha fez 2.004 entrevistas em 130 municípios entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa informou que um dos motivos apontados por Trump ao anunciar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros é o julgamento de Bolsonaro. Os pesquisadores, então, questionaram se o presidente dos EUA estaria certo ou errado.

O levantamento mostra que, entre bolsonaristas, o resultado se inverte. Na parcela de eleitores do ex-presidente em 2022, dois terços (66%) avaliam que Trump está correto. Já 28% afirmam que ele está errado, e 6% não opinaram.

Entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 82% dizem que Trump está errado, e 13% acham que está certo. Outros 5% disseram não saber.

O Datafolha também questionou se Bolsonaro está sendo perseguido e injustiçado pelo Judiciário brasileiro. Este foi um dos argumentos que Trump defendeu na carta anunciando o tarifaço contra o Brasil.

Neste caso, 50% dos brasileiros responderam que não. Já 45% avaliam que o ex-presidente está sendo perseguido e injustiçado, e 5% não opinaram.


Fale Conosco