Internet chega a 74,9 milhões de domicílios do país em 2024, aponta IBGE

PESQUISA: A Internet era utilizada em 93,6% dos domicílios particulares permanentes (74,9 milhões) do país em 2024, um aumento de 1,1 p.p. em relação a 2023.

Internet chega a 74,9 milhões de domicílios do país em 2024, aponta IBGE
Conexão internet - Foto: CanvaPRO/Assinante

Fonte: agenciadenoticias.ibge.gov.br
[Aroni Fagundes > Repórter/Editor|CandeiasNews]

A Internet era utilizada em 93,6% dos domicílios particulares permanentes (74,9 milhões) do país em 2024, um aumento de 1,1 p.p. em relação a 2023. O crescimento dessa proporção vem desacelerando, conforme se aproxima da universalização.

Nas áreas rurais, esse crescimento tem sido mais acelerado e contribui para uma considerável redução da diferença em relação às áreas urbanas, saindo de 40 p.p. de diferença em 2016 (35,0% versus 76,6%) para 9,9 p.p. em 2024 (84,8% versus 94,7%).

Os dados são do Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da PNAD Contínua, divulgado hoje (24) pelo IBGE. Leia também as notícias sobre a utilização de internet pelas pessoas de 10 anos ou mais e sobre a posse de telefone celular para uso pessoal.

Nos 5,1 milhões de domicílios em que não havia utilização da Internet, os três motivos que mais se destacaram foram: nenhum morador sabia usar a Internet (32,6%), serviço de acesso à Internet era caro (27,6%) e falta de necessidade em acessar a Internet (26,7%). Na área rural, além dos três motivos mais alegados, destacou-se a falta de disponibilidade do serviço de acesso à Internet na área do domicílio, que representou 12,1% (13,8% em 2023) dos domicílios em que não havia utilização da Internet em área rural, em contraste com somente 0,9% em área urbana.

Em 2024, havia televisão em 93,9% dos domicílios, na proporção de 94,5% na área urbana e 89,0% na rural.
Em 2024, 18,3 milhões ou 24,3% dos domicílios com televisão tinham acesso a serviço de TV por assinatura, redução de 0,9 p.p. frente a 2023.

O número de domicílios com televisão que não tinham recepção de sinal analógico ou digital de TV aberta, recepção de sinal por antena parabólica grande ou mini parabólica com sinal aberto e nem acesso a serviço de TV por assinatura passou de 3,8 milhões em 2023 (5,2%) para 5,0 milhões em 2024 (6,7%) em 2024.

Em 2024, 32,7 milhões de domicílios possuíam acesso a serviço pago de streaming de vídeo, aumento de 1,5 milhão em comparação a 2023. O percentual de domicílios com televisão e acesso a esse serviço subiu de 42,1% (2023) para 43,4% (2024).

Em 2024, 2,6% dos domicílios (2,1 milhões) não tinham telefone (fixo ou móvel), queda de 0,2 p.p. em comparação a 2023.

Em 2024, o percentual daqueles em que o serviço de rede móvel celular funcionava para Internet ou para telefonia foi de 92,0%, no total de domicílios do país; 95,3%, em área urbana; e 65,8%, em área rural.

Cerca de 38,8 milhões ou 48,5% dos domicílios possuíam rádio em 2024. Pela primeira vez, o número de domicílios sem rádio foi maior que o número de domicílios com rádio.


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