Associação dos Detrans reage a intenção do governo de acabar com a obrigatoriedade da autoescola para a obtenção da CNH
AUTOESCOLA: Entidade adota tom cauteloso, defende foco na qualidade da formação, e reconhece como um problema o elevado valor para obter a CNH
29/07/2025 12:43:39

Fonte: oglobo.globo.com
[Aroni Fagundes > Repórter/Editor|CandeiasNews]
A Associação Nacional dos Detrans (AND) informou, nesta terça-feira, que está acompanhando de perto a intenção do governo de acabar com a obrigatoriedade da autoescola para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país, conforme revelou o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). A entidade reconhece que preços atuais são um problema, mas frisa cautela e afirma que proposta ainda não foi comunicada oficialmente.
Segundo a entidade, é preciso buscar alternativas mais acessíveis, desde que "não se comprometa a excelência no processo de aprendizagem". Para a AND, a formação dos novos condutores deve priorizar a segurança, contribuindo para a redução dos altos índices acidentes e mortes no trânsito.
"A educação no trânsito salva vidas e deve ser tratada como prioridade absoluta em qualquer política pública relacionada à mobilidade”, defende Givaldo Vieira, presidente da entidade.
De acordo com o ministro dos Transporte Renan Filho, a proposta será levada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A obrigatoriedade está expressa numa resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e pode acabar, segundo o ministro, apenas com a aprovação do Executivo. A iniciativa faz parte de um pacote para reduzir os custos e exigências que atualmente são necessárias para conquistar a licença.
Com uma eventual alteração, as aulas passariam a ser facultativas, sem que os cidadãos tenham que cumprir uma carga horária mínima nas autoescolas. O ministro defende que o Brasil é um dos poucos países do mundo que ainda adotam esse formato. No entanto, os exames técnico e prático continuariam sendo exigidos.