Senadores democratas acusam Trump de abuso de poder em carta que contesta tarifas impostas ao Brasil
SANÇÃO EUA AO BRASIL: Parlamentares acusam presidente americano de agir em favor de "um amigo", citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, e que uma guerra comercial aproximaria mais o Brasil da China
25/07/2025 16:23:11

Fonte: oglobo.globo.com.br
[Aroni Fagundes > Repórter/Editor|CandeiasNews]
Onze Senadores democratas enviaram nesta quinta-feira(25), uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionando as tarifas de 50% impostas às importações do Brasil. Eles acusam o presidente republicano de "claro abuso de poder" e afirmam que ele está usando "a economia americana para interferir em favor de um amigo de longa data", citando o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os senadores também expressam na carta preocupações com as ameaças de "iniciar uma guerra comercial com o Brasil" que acabaria aumentando os custos para as famílias americanas.
“Escrevemos para expressar preocupações significativas sobre o claro abuso de poder inerente à sua recente ameaça de lançar uma guerra comercial com o Brasil. Os Estados Unidos e o Brasil têm questões comerciais legítimas que devem ser discutidas e negociadas. No entanto, a ameaça tarifária do seu governo claramente não é direcionada a isso”, escreveram os senadores.
No texto, os parlamentares alertam que a interferência no sistema jurídico de outro país soberano estabelece um precedente perigoso, acirra uma guerra comercial desnecessária e expõe cidadãos e empresas americanas ao risco de retaliação.
“Usar todo o peso da economia americana para interferir nesses procedimentos em nome de um amigo é um grave abuso de poder, mina a influência dos Estados Unidos no Brasil e pode prejudicar nossos interesses mais amplos na região”, continuaram os senadores.
"Uma guerra comercial com o Brasil tornaria a vida mais cara para os americanos, prejudicaria as economias americana e brasileira e aproximaria o Brasil da China — tudo porque o presidente dos Estados Unidos quer corromper um processo judicial estrangeiro para ajudar seu amigo pessoal", disseram.