Governo Trump manda revogar vistos de 8 ministros do STF, do procurador da PGR e familiares

SANÇÃO/EUA: Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, após a determinação de novas medidas restritivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do STF

Governo Trump manda revogar vistos de 8 ministros do STF, do procurador da PGR e familiares
Ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil - Foto: Gustavo Moreno/STF

18/07/2025|22h40
estadao.com.br
[Aroni Fagundes > Repórter/Editor>CandeiasNews]

O secretário de Estado do governo de Donald Trump, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira, 18, a revogação imediata do visto de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive do presidente Luis Roberto Barroso , do procurador geral da República(PGR) e familiares diretos. O STF ainda não se manifestou.

VEJA A LISTA
1.Alexandre de Moraes
2. Luís Roberto Barroso(Presidente SRF)
3. Flávio Dino
4. Gilmar Mendes
5. Dias Toffoli
6. Cristiano Zanin
7. Cármen Lúcia
8.Edson Fachin
9.Paulo Gonet (procurador-geral da República).

Só ficaram de fora da lista de sanções impostas pelo governo americano André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques.

O anúncio foi feito nas redes sociais, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, referendada pela Primeira Turma do STF, que impôs uma série de medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar as redes sociais.. Essa é a primeira sanção adotada pelo governo dos Estados Unidos diretamente contra ministros e procurador geral da República.

“(O presidente Trump) deixou claro que seu governo responsabilizará cidadãos estrangeiros que forem responsáveis por censurar a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos fundamentais dos brasileiros, mas também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir cidadãos americanos. Por isso, ordenei a revogação imediata dos vistos de Moraes, de seus aliados na Corte e de seus familiares diretos”, escreveu Rubio no X (antigo Twitter). 

De acordo com o veículo norte-americano, um rascunho com as sanções já estava pronto há pelo menos um mês, mas enfrentava resistência dentro do Departamento do Tesouro dos EUA, que temia que ações contra ministros do Brasil pudessem comprometer as relações diplomáticas entre os dois países.

A suspensão do visto de Moraes e de aliados no Supremo é mais um capítulo na crescente tensão entre Brasil e Estados Unidos. No último dia 9, o presidente Donald Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.


Fale Conosco