Direita alinha discurso para culpar Lula, e aliados blindam Bolsonaros por taxação de Trump

BRASIL/EUA: Avaliação na cúpula do PL é que estrago para a direita com ataque da Casa Branca está “mensurada”, mas pode ser revertida com trabalho de comunicação, enquanto governo Lula terá de resolver a crise na prática

Direita alinha discurso para culpar Lula, e aliados blindam Bolsonaros por taxação de Trump
Imagem ilustrativa - Edição:Arony Fagundes

[ Do estadão.com.br | 11/07/2025 | 09h59 - Em Notícias ]

Após os Estados Unidos anunciarem uma taxação de 50% sobre os produtos brasileiros, o Partido Liberal busca unificar o discurso para culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo estrago e aliados tentam blindar a imagem do clã Bolsonaro.

Na quarta-feira, 9, o presidente americano Donald Trump anunciou que vai sobretaxar os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto e citou como justificativa o que ele chama de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro. O ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado e condenado à inelegibilidade pela Justiça Eleitoral por ataques à democracia.

Na mesma noite, enquanto a esquerda atribuía o prejuízo a Bolsonaro e seu filho Eduardo, que se licenciou do mandato na Câmara dos Deputados para viver nos Estados Unidos, onde ele diz ter se esforçado para conseguir punições ao Supremo Tribunal Federal (STF) junto à Casa Branca, o PL fez uma reunião para alinhar o contra-ataque.

As redes sociais do partido disseminam desde quinta-feira a campanha “A culpa é do Lula”, com uma série de publicações, inclusive feitas por inteligência artificial. A mensagem coloca no colo do presidente a responsabilidade por ter procurado o acirramento com a Casa Branca.

Editado por Aroni Fagundes

Fale Conosco