Inflação de junho é de 0,24% , com energia em alta e alimentação em queda
ECONOMIA: No ano, a inflação acumulada é de 2,99% e, nos últimos 12 meses, de 5,35%.
10/07/2025 10:00:20
| Atualizado há 1 mês atrás

[ Portal agenciadenoticias.ibge.gov.br | 10.07.2025 | 09h00 – Em Notícias ]
A inflação do país foi de 0,24% em junho, recuando ligeiramente em relação a maio (0,26%). O resultado mensal foi influenciado, principalmente, pela energia elétrica residencial, que, com a vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 1, registrou aumento de 2,96% no mês, sendo o subitem de maior impacto individual no índice (0,12 p.p.). No ano, a inflação acumulada é de 2,99% e, nos últimos 12 meses, de 5,35%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (10) pelo IBGE.
Na variação mensal de junho, o grupo de alimentação e bebidas registrou a primeira deflação em 10 meses, com queda 0,18%. Só a alimentação em domicílio saiu de 0,02% em maio para recuo de 0,43%. As principais quedas foram nos preços do ovo de galinha (-6,58%), do arroz (-3,23%) e das frutas (-2,22%). Já o tomate voltou a ver seu preço subir (3,25%).
A queda de 0,34% no preço da gasolina também ajudou a puxar o índice para baixo, com recuo de 0,42% nos combustíveis.
Mais sobre as pesquisas
O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.
Edição: Por|Aroni Fagundes