Virada do governo nas redes durante campanha contra Congresso, diz Quaest
POLÍTICA: Pesquisa divulgada pela Quaest mostra que sentimento nas redes é majoritariamente contrário ao Legislativo, com 61% de críticas, e apenas 11% de ataques ao governo
05/07/2025 00:24:04

[ Portal Estadão Conteúdo – 04.07.2025 -21h24 – Em Notícias ]
A campanha encabeçada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o mote “nós contra eles” envolvendo a questão do aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). hoje representa “vitória do governo nas redes”, segundo a pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira, 4.
Desde o começo dos embates entre o Executivo e o Legislativo, o sentimento é majoritariamente contrário ao Congresso, com 61% de críticas, e apenas 11% de menções de ataque ao governo quando o assunto envolve a taxação.
“O momento político representa uma virada no embate de narrativas e mobilização nas redes, e aponta para tendência distinta do primeiro semestre quando a aprovação do governo Lula vinha caindo”, destaca o relatório do levantamento.
Desde o dia 25 de junho, a campanha de boicote aos parlamentares ganhou tração e teve mais de 300 mil menções só com hashtag “InimigosDoPovo”. O volume de citações sobre o tema é de 4,4 milhões entre os dias 24 de junho e esta sexta-feira, o equivalente a 18 mil vezes por hora.
Segundo a Quaest, apenas 15% das menções ao Congresso mencionam Lula. “Além disso, o presidente teve 45% das citações em tom positivo, contra apenas 31% negativas - resultado significativamente mais positivo na comparação com outras disputas”, diz o instituto.
[Edição: CandeiasNews /por: Aroni Fagundes ]