Diabetes: saiba como reconhecer a doença e evitar complicações à saúde

SAÚDE: Sede excessiva e feridas que demoram a cicatrizar estão entre os sintomas

Diabetes: saiba como reconhecer a doença e evitar complicações à saúde
O diabetes é uma doença silenciosa - Foto: CanvaPRO/Assinante

O diabetes é uma doença silenciosa, mas suas consequências podem ser devastadoras. Com mais de 16 milhões de pessoas diagnosticadas no Brasil, o país ocupa o sexto lugar no ranking global de incidência do problema, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), informou o portal de notícias agenciagov.ebc.com.br.

Para a endocrinologista Rafaela Miranda, que acompanha o caso do aposentado , o diagnóstico precoce é necessário para evitar complicações graves.

"Quando a glicemia está muito alta, surgem sintomas como sede excessiva, aumento da frequência urinária, feridas que demoram a cicatrizar e infecções recorrentes. Outro sinal de resistência à insulina são manchas escuras na região do pescoço, que eventualmente coçam. Se alguém perceber esses sinais, deve procurar um médico imediatamente", orienta a especialista.

O diabetes tipo 2, que afeta 90% dos diabéticos no Brasil, é frequentemente desencadeado por fatores como sedentarismo, obesidade e alimentação inadequada. Esta variação do problema ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente, o que leva ao aumento dos níveis de glicose no sangue.

Já o diabetes tipo 1, uma doença autoimune, ocorre quando o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas.

Medidas de prevenção
A diabetes tipo 2 pode ser prevenido e controlado com mudanças no estilo de vida. A endocrinologista Rafaela Miranda destaca três medidas indispensáveis para evitar o desenvolvimento da doença:

1.A primeira é a prática regular de atividade física. "São recomendados 150 minutos de exercício leve ou moderado por semana, o que pode ser feito com caminhadas, natação ou outras atividades que aumentem a frequência cardíaca. O exercício regular ajuda a controlar os níveis de glicose e diminui o risco de complicações.

2.A mudança na dieta é fundamental. "A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes, o que equivale a cerca de 400 gramas por dia. A ingestão de alimentos ricos em fibras auxilia no controle da glicemia e melhora a saúde geral.

3.Manter um peso saudável é indispensável. "Para aqueles com sobrepeso ou obesidade, a redução de 10% do peso corporal pode trazer benefícios significativos.

[Edição: CandeiasNews /por: Aroni Fagundes ]

Fale Conosco