Inverno começa nesta sexta-feira com a noite mais longa do ano

CLIMA: Fenômeno é causado devido ao solstício de inverno, que marca o início da estação; ao mesmo tempo, o Hemisfério Norte viverá o oposto, com o começo oficial do verão

Inverno começa nesta sexta-feira com a noite mais longa do ano
Inverno no RS - Foto: Divulgação

O inverno, a estação mais fria do ano, começa nesta sexta-feira, às 23h42 (horário de Brasília), e irá até às 15h19 do dia 22 de setembro. O início desse período irá marcar a noite mais longa e o dia mais curto de 2025, o chamado solstício de inverno no Hemisfério Sul.

O fenômeno ocorre quando o Sol alcança a maior distância angular em relação ao plano da linha do equador, que divide o planeta em duas partes (hemisférios Norte e Sul). Trata-se do momento exato em que os raios solares incidem de maneira perpendicular sobre o Trópico de Câncer, resultado da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.

A data não é a mesma todos os anos, mas ocorre sempre perto do dia 22 de dezembro no Hemisfério Norte e do dia 21 de junho no Hemisfério Sul. Ao redor do Brasil, essa variação se dá por pouco tempo, e fica mais evidente no Sul do país.

A inclinação do eixo da Terra, combinada com o movimento de translação ao redor do Sol, também é a responsável por fenômenos como a variação do ponto onde o Sol nasce no horizonte ao longo do ano. Nos primeiros dias após o solstício de inverno, o aumento da duração do dia se manifesta principalmente no pôr do sol, enquanto o nascer do sol ainda acontece mais tarde.

Esse descompasso é ajustado gradualmente. No início, contudo faz com que o Sol pareça demorar mais a surgir, mesmo com os dias ficando mais longos.


Fale Conosco