Morre o ator Francisco Cuoco, aos 91 anos, um dos grandes atores da TV brasileira

CULTURA: Galã de novelas de sucesso da TV Globo, paulista lidava com complicações de saúde por conta de uma infecção nos rins

Morre o ator Francisco Cuoco, aos 91 anos, um dos grandes atores da TV brasileira
Ator Francisco Cuco - Foto: Divulgação

[ Do Portal www.estadao.com.br] 

Morreu nesta quinta-feira, 19, aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco, um dos grandes atores da história da televisão brasileira. Ele estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.
Recentemente, o ator enfrentava problemas de saúde, como ansiedade e excesso de peso, chegando a pesar cerca de 130kg.

Renomado ator, cuja carreira se estendeu por várias décadas, marcou a história da televisão, teatro e cinema no Brasil.

Nascido em 29 de novembro de 1933, em São Paulo, Cuoco iniciou sua trajetória artística no teatro, ainda na década de 1950, destacando-se por sua presença de palco e versatilidade. Filho do feirante italiano Leopoldo Cuoco, Francisco cresceu no bairro paulistano do Brás.

Seu primeiro protagonista no teatro foi com o personagem Werneck, de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1961, com direção de Fernando Torres.

Sua transição para a televisão aconteceu no início dos anos 60, quando a TV ainda dava seus primeiros passos no Brasil, tornando-se um dos pioneiros e mais influentes atores da sua geração.

Sua primeira telenovela foi Renúncia, escrita por Walter Negrão, levada ao ar em 1964 pela TV Record, na qual já estreou como protagonista, ao lado da atriz Irina Grecco.

Na Globo, a estreia foi em 1970, na novela Assim na Terra Como no Céu. Ao longo de sua carreira na televisão, Francisco Cuoco participou de inúmeras novelas, séries e especiais, tornando-se um rosto familiar e querido pelo público brasileiro. 

[Edição: CandeiasNews/por: Aroni Fagundes ]


Fale Conosco