O que é Corpus Christi? Entenda o significado da celebração católica

RELIGIÃO: Comemoração que acontece no próximo dia 19 tem data móvel, sempre cai numa quinta-feira e ocorre exatamente 60 dias depois da Páscoa

O que é Corpus Christi? Entenda o significado da celebração católica
Há 60 anos, em todas as vésperas de Corpus Christi, feriado religioso católico, a comunidade de Flores da Cunha se reúne cedo, antes das 8h, para a montagem dos tapetes ao redor da Praça da Bandeira – Foto: Joel Golin/Divulgação

[ Do Portal www.estadao.com.br] - Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, é o nome de uma celebração instituída pela Igreja Católica em 1264 para comemorar a eucaristia, o sacramento cristão segundo o qual o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Essa celebração acontece numa data móvel, sempre numa quinta-feira e exatamente 60 dias depois da Páscoa. Em 2025, a data é 19 de junho.

No Brasil não é feriado nacional, mas é feriado estadual ou municipal em vários locais e ponto facultativo em outros.

A data é habitualmente celebrada com procissões, e as ruas pelas quais elas vão passar costumam ser cobertas com tapetes.

Mas não são tapetes de tecido, como os usados para ornamentar casas, e sim coberturas feitas com serragem, sal colorido, areia, cascas de ovos, pó de café, tampinhas plásticas e outros materiais, com os quais são criados desenhos com temática religiosa.

Essa tradição veio de Portugal e remete à chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, no que hoje é chamado Domingo de Ramos. Na ocasião, Cristo foi ovacionado pelos fiéis, que depositaram ramos de palmeiras e oliveiras sobre o chão por onde ele passaria.

Os tapetes de Corpus Christi reproduzem essa cena de forma simbólica – o corpo de Cristo é representado pela hóstia sagrada levada pelo padre no ostensório. Os fiéis só podem passar pelos tapetes após a passagem da hóstia sagrada.

A celebração é realizada numa quinta-feira por ser diretamente ligada a outra data religiosa, a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos antes de ser crucificado, que ocorreu na quinta-feira anterior à Páscoa. Naquela data, segundo a Igreja Católica, Cristo ofereceu a Deus o seu corpo e o seu sangue, representados respectivamente por pão e vinho, e entregou esses alimentos aos apóstolos para que eles consumissem, ordenando que assim fizessem também com seus sucessores.

“Tomai todos e comei. Isto [o pão] é o Meu Corpo, que é entregue por vós”, teria dito Cristo. Foi então criada a crença de que o pão e o vinho, a partir do ato da consagração, se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Esse fenômeno é chamado transubstanciação.

Foi a partir daí que se instituiu Corpus Christi, com o objetivo de reafirmar a importância do pão e do vinho como o corpo e o sangue de Cristo.

Celebração de Corpus Christi foi instituída pela Igreja Católica em 1264 para comemorar a eucaristia. Foto:  Decoração  - Cidade de Flores da Cunha RS - Foto: : Diego Tonet/Divulgação 

Fale Conosco