IBGE, 18,5% dos brasileiros entre os 15 e os 29 anos de idade não estudavam nem trabalhavam em 2024

PNAD CONTÍNUA: São 9 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que não fazem nada. Não estudam nem trabalham, são os tais nem-nem.

IBGE, 18,5% dos brasileiros entre os 15 e os 29 anos de idade não estudavam nem trabalhavam em 2024
Falta de interesse e redes sociais afastam os jovens dos estudos e do trabalho - Foto ilustrativa: CancaPRO/Assinante

[ Do Portal www.estadao.com.br ] - Pelo menos 18,5% dos brasileiros entre os 15 e os 29 anos de idade não estudavam nem trabalhavam em 2024, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 13, na nova edição da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os novos números, os brasileiros na faixa etária dos 15 aos 29 anos são 48 milhões. Desse total, além dos 18,5% que não estudavam nem trabalhavam, 16,4% estudavam e trabalhavam e, a maioria, 39,4%, trabalhavam e não estudavam.

O problema é ainda pior entre as mulheres. Na faixa etária dos 15 aos 29 anos, praticamente uma em cada quatro delas (24,7%) não estuda nem trabalha, quase o dobro da porcentagem registrada entre os homens (12,5%). A diferença pode ser explicada porque, no caso delas, muitas deixam de estudar para se ocupar do trabalho doméstico não remunerado ou ainda por causa de gravidez.

A desigualdade surge com ainda mais profundidade no recorte por raça. A proporção de pessoas pretas ou pardas que não estavam ocupadas nem estudavam (21,1%) no ano passado é bem superior ao das pessoas brancas na mesma condição (14,4%).

A necessidade de trabalhar (48%) foi o principal motivo apontado por homens e mulheres para abandonar a escola. O abandono escolar ainda é um dos principais gargalos da educação no País. Na tentativa de frear o problema, o governo federal lançou no ano passado o programa Pé-de-Meia, que prevê auxílios financeiros aos jovens que seguem nas salas de aula durante o ensino médio.

Fale Conosco