Morre Papa Francisco aos 88 anos - o reformista da Igreja Católica
LUTO: Pontífice argentino aumentou punição contra pedofilia, assinou primeira encíclica ambiental da História e criticou isolamento do Vaticano
21/04/2025 11:26:22
| Atualizado há 3 meses atrás

Morreu na madrugada desta segunda-feira o Papa Francisco, líder da Igreja Católica e primeiro Papa argentino, aos 88 anos. O anúncio oficial foi feito pelo Vaticano pela manhã, um dia após o Pontífice fazer sua última aparição pública, na qual acenou para os fiéis e, com voz fraca, desejou-lhes "Boa Páscoa" durante a celebração de Páscoa na Basílica de São Pedro.
O ANUNCIO: Caríssimos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico o falecimento do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã (02h35 em Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai — anunciou o cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica, na Casa Santa Marta.
Farrell continuou: “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21) o Vaticano.( Atualização 21.04.2025-20h35)
A saúde de Francisco era motivo de preocupação havia anos. Além de um episódio aos 21 anos, quando passou por uma operação que extraiu parte de seu pulmão direito por uma grave pneumonia, o Papa acumulava problemas no quadril, nas costas e tinha artrose nos joelhos, o que reduziu sua mobilidade ao longo dos anos. Em julho de 2021, foi submetido a uma cirurgia que retirou 33 cm de seu intestino grosso em razão de uma diverticulite.
Após ser diagnosticado com uma infecção polibacteriana nas vias respiratórias na segunda-feira [17 de fevereiro de 2025] e com uma pneumonia nos dois pulmões dois dias depois, ele sofreu uma crise respiratória asmática prolongada na manhã no sábado [22 de fevereiro de 2025] e teve de receber oxigênio em altas taxas e fazer uma transfusão de sangue, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma onde estava internado.
Fonte de pesquisa: oglobo