GESTÃO: Saúde pública deverá estar no horizonte dos Prefeitos eleitos em 2024

A gestão em saúde é responsável pelo planejamento, execução, controle, e principalmente acompanhar as demandas das pessoas

GESTÃO:  Saúde pública deverá estar  no horizonte dos Prefeitos eleitos em 2024
Saúde pública: Foto: Canva

A Constituição Federal consagrou, em seu artigo 196, a saúde como um direito universal; assegurado pelo estado mediante políticas sociais e econômicas de redução do risco de doenças e com a garantia do acesso igualitário a ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Responsável pela gestão federal do SUS, o Ministério da Saúde formula políticas nacionais, elabora normas e avalia o controle do sistema, mas não realiza as ações a cargo de estados, municípios, ONGs, fundações e empresas privadas.

Portanto, as questões relacionadas com a saúde pública estarão no horizonte dos Prefeitos eleitos em 2024, pois é o município, o primeiro responsável por tudo que se relaciona com a saúde de seus munícipes.

A lei que regulamenta o SUS prevê a elaboração do Plano Municipal de Saúde, com as ações a serem executadas pelos próximos quatro anos. O programa deve ser submetido e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, assegurando transparência sobre os problemas e as estratégias da prefeitura para enfrentá-los.

A gestão em saúde é responsável pelo planejamento, execução, controle, e principalmente acompanhar as demandas das pessoas, seja exames, cirurgia e informar o prazo de realização.

A gestão da saúde no Brasil é responsabilidade do Ministério da Saúde, dos estados e dos municípios.

Ministério da Saúde :
    É o responsável pela gestão federal da saúde
    Formula políticas nacionais de saúde
    Fiscaliza, monitora e avalia as políticas e ações de saúde
    Planeja, elabora normas e controla o SUS
Estados :
    São responsáveis pela gestão estadual da saúde, por meio das Secretarias Estaduais de Saúde
Municípios:
    São responsáveis pela gestão municipal da saúde, por meio das Secretarias Municipais de Saúde

Por: Aroni Fagundes


Fale Conosco