Brasil fecha acordo com Vietnã e abre mercado para carne bovina

RELAÇÕES EXTERIORES: Plano de Ação 2025-2030 busca fortalecer laços comerciais e ampliar cooperação em tecnologia, meio ambiente e educação entre os dois países

Brasil fecha acordo com Vietnã e abre mercado para carne bovina
O presidente Lula, os presidentes da Câmara (Hugo Motta) e do Senado (Davi Alcolumbre), além de parlamentares e integrantes da comitiva brasileira no Vietnã: abertura de um mercado importante - Foto: Reprodução/gov.br/planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, um movimento que tem o objetivo de impulsionar as exportações e atrair investimentos para o setor frigorífico no Brasil. O acordo faz parte de um conjunto de medidas firmadas entre os dois países com a assinatura do Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica, oficializado em Hanói durante a visita de Estado do presidente brasileiro ao Vietnã.

—A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairá investimentos de frigoríficos do Brasil para fazer deste país uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático — destacou Lula em declaração à imprensa.

O Plano de Ação 2025-2030 tem como objetivo aprofundar as relações bilaterais em diversas áreas, incluindo defesa, economia, investimentos, agricultura, tecnologia e meio ambiente. Entre os principais objetivos está o fortalecimento do fluxo de comércio e de investimentos entre os dois países, assim como o reconhecimento do Vietnã como economia de mercado, um interesse manifestado pelo governo brasileiro.

— Com o fluxo de comércio bilateral que já se aproxima de US$ 8 bilhões, o Brasil exporta mais para o Vietnã do que vende para Portugal, Reino Unido e França — destacou Lula.

Fonte da pesquisa: oglobo.globo.com/economia -28.03.2025
Edição: Aroni Fagundes



Fale Conosco