Depos do Japão, Lula inicia visita de Estado ao Vietnã

RELAÇÕES EXTERIORES: Presidente desembarcou em Hanói nesta quinta (27/3), onde segue até sábado (29). Viagem pretende estreitar ainda mais as relações entre as nações, que registraram fluxo comercial inédito de US$ 7,7 bilhões em 2024

Depos do Japão,  Lula inicia visita de Estado ao Vietnã
Presidente Lula já está em Hanói para a visita de Estado ao Vietnã. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Encerrada a visita ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quinta-feira, 27 de março, em Hanói, capital do Vietnã, para a segunda parte da viagem à Ásia. Esta é a segunda visita de Lula ao país, onde permanece até sábado (29/3). 

A primeira ocorreu em 2008, quando tornou-se o primeiro mandatário brasileiro a visitar o Vietnã. A viagem marca um processo de aproximação política entre as nações e representa um gesto de reciprocidade à visita do primeiro-ministro Pham Minh Chính ao Brasil, em setembro de 2023.

No Vietnã, Lula manterá encontros com os líderes dos quatro pilares do sistema político vietnamita: o presidente, Luong Cuong; o primeiro-ministro, Pham Minh Chính; o presidente da Assembleia Nacional, Tran Thanh Man; e o secretário-geral do Partido Comunista, Tô Lâm.

RECORDE – Transcorridos 17 anos desde a primeira visita de Lula ao Vietnã, houve forte crescimento do comércio entre os países. Passou de 534 milhões de dólares em 2008 para 7,7 bilhões em 2024, um recorde na série histórica, com saldo positivo brasileiro de US$ 405 milhões. A meta conjunta é chegar a 15 bilhões de dólares em 2030.

Fonte da pesquisa: www.gov.br/planalto-27.03.2025
Edição: Aroni Fagundes

Fale Conosco