Imagens da Nasa mostram antes e depois da maior seca no Brasil em quase um século

  • 23/06/2021

Imagens da Nasa mostram antes e depois da maior seca no Brasil em quase um século

Imagens de satélite capturadas pela Nasa, a agência espacial americana, mostram a gravidade da seca que atinge o centro e sul do Brasil, a pior em quase um século. ( Comparação mostra impacto da seca no Lago das Brisas: imagem à esquerda foi registrada em 12 de junho de 2019 e imagem à direita, em 17 de junho deste ano).

Os registros foram capturados no Lago das Brisas, no rio Paranaíba (Minas Gerais), pelo instrumento Operational Land Imager (OLI), do satélite Landsat 8, em 17 de junho, e comparados com os de 12 de junho de 2019.

Cinco reservatórios próximos registraram níveis de água mais de dois metros abaixo da média (1993-2002), de acordo com o Global Reservoir and Lake Monitor, que monitora variações na altura da água de superfície para aproximadamente 70 lagos e reservatórios em todo o mundo usando uma combinação de conjuntos de dados de altimetria de radar de satélite.

Segundo a Nasa, os baixos níveis de água são perceptíveis ao redor de vários lagos na bacia do rio Paraná, que abrigam várias barragens hidrelétricas e reservatórios que ajudam a fornecer energia à região. Sete dos 14 principais reservatórios próximos estavam em seus níveis mais baixos desde 1999.

Fonte e foto: BBC - https://www.bbc.com/portuguese/geral-57581390


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes