PODER LEGISLATIVO - Preocupação com a falta de água marca a sessão - Candelária,RS

  • 12/01/2021

PODER LEGISLATIVO - Preocupação com a falta de água marca a sessão - Candelária,RS

A sessão da última segunda-feira (11) foi pautada por um assunto em comum: a falta de água. Alguns pontos do rio Pardo estão sem correnteza, enquanto poços e vertentes no interior não têm vazão suficiente para garantir o consumo. Os vereadores se mostraram preocupados com a falta de água e estão empenhados em buscar soluções para enfrentar este problema.

A vereadora Ginevra da Silveira disse que esteve, na semana anterior, em reunião com o gerente da Corsan, Joanei Antonelli, e que o mesmo se colocou à disposição para reunião com os vereadores. Também comentou que esteve com o secretário de agricultura, Dionatan Tavares e, que a pasta já está entregando água no interior. Aproveitou o espaço na sessão e pediu para que a população faça o racionamento de água e evite o desperdício.

O vereador Jorge Willian Feistler (PTB) lembrou que o assunto da água é bastante corriqueiro e vem sendo debatido há muito tempo pelos vereadores. Disse que cada um tem uma ideia para buscar uma solução, mas que é preciso discutir em conjunto com o Poder Executivo. O vereador pediu a presença do gerente da Corsan na próxima reunião das comissões, que deve acontecer na quinta-feira (14).

O presidente da Câmara, Celso Gehres (Progressistas), afirmou que é preciso buscar uma solução a nível de Estado. Segundo ele, existe um projeto antigo que prevê a instalação de usinas hidrelétricas e, poderia ser uma alternativa a ser pensada no rio Pardo. Conforme Gehres, a represa poderia ser uma forma de garantir o fornecimento de água potável para o município.

Já a vereadora Alexandra Ribeiro Bini (Progressistas) disse que é necessário buscar apoio jurídico para ver a possibilidade da utilização de parte dos recursos oriundos do governo federal para o combate à prevenção do Covid-19, na construção de redes de água no interior. Segundo ela, a higiene é uma das formas de combater o vírus e, com isso, parte do valor poderia ser utilizado para implantação e melhorias em redes de água.

O vereador Marcelinho D’Ávila (Progressistas) disse que é o momento de reunir forças para ajudar o rio Pardo e suas nascentes. Sugeriu que seja realizada uma mini barragem no rio, que poderia ajudar a minimizar os problemas. Também disse que é necessário um encontro com a comissão de agricultura, secretário de agricultura, Corsan, Bombeiros, sindicatos e defesa civil para discutir em conjunto o assunto.

Cristina Rohde (PSDB) falou que a falta de água é a preocupação do momento e que esteve em reunião com o secretário de agricultura, Dionatan Tavares. Lembrou que foram encaminhados recursos pela Câmara para ampliação de redes e melhorias nas existentes. Segundo ela, algumas obras foram realizadas, mas outras ainda não. Pediu atenção especial do Executivo e sugeriu o auxílio das máquinas da secretaria de Obras na questão da água.

O vereador Alan Wagner (PSB) ressaltou que a falta de água causa um caos enorme e que as pessoas estão desesperadas. Disse que é necessário buscar uma solução imediata, pois existem diversas formas, mas é preciso ação. Segundo ele, muitas redes foram feitas no governo de Paulo Butzge, que hoje amenizam os problemas de falta de água em várias localidades. Falou que é importante a reunião com o gerente da Corsan para ser questionado como está sendo feito o tratamento de esgoto, previsto no contrato.

Jaira Diehl (PTB) lembrou que as comunidades estão cobrando a falta de água do Executivo, pois a Câmara repassou, no ano passado, R$ 35 mil para serem aplicados em redes de água de algumas comunidades. Também lembrou que foi feito repasse para caixas de água no Pinheiro e que foi preciso ação no Ministério Público para colocação das mesmas. Citou outros repasses feitos para corredor dos Tilé e de um recurso de R$ 250 mil do deputado Marcon (PT) que o município acabou perdendo.

Foto: Sessão -  Matheus Haetinger/AI Câmara Texto: Matheus Haetinger  - AI Câmara Vereadores de Candelária,RS

Aplicativos


Locutor no Ar

Aroni Fagundes da Silva

TOQUE DE CLASSE - Música ( Pop, Rock, Flasback e Country americana); News Atualidades. TOUCH OF CLASS - Music (Pop, Rock, Flasback and American Country); News Current affairs.

07:00 - 12:00

Anunciantes