CULTURA - Música lidera consumo de cultura on-line por brasileiros na pandemia

  • 20/10/2020

CULTURA - Música lidera consumo de cultura on-line por brasileiros na pandemia

Por Raquel Carneiro - 20 out 2020, 14h49 - Foto: Thinkstock Thinkstock/VEJA/VEJA

Levantamento feito em parceria pelo Itaú Cultural e o Datafolha revelou detalhes sobre os novos hábitos do consumo virtual de cultura dos brasileiros, peculiaridades provocadas pela pandemia e o isolamento social.

Segundo o estudo, a música disparou como a mais consumida de forma on-line: 84% dos entrevistados que acessam a internet escutam canções pela rede. Em segundo lugar, ficaram os filmes e séries, com 73%, seguido, em terceiro, por shows virtuais, assistidos por 60%. Na outra ponta, aparece a leitura de livros digitais (38%), jogos eletrônicos (34%), webinars (32%), atividades infantis (28%), podcasts (26%), espetáculos de teatro (21%) e visitas a museus e exposições (17%).
O resultado também apontou que o maior acesso à cultura foi um efeito positivo da quarentena. Entre os entrevistados, 67% percebeu uma melhora na democratização do acesso a conteúdos culturais, e 44% afirmou que o consumo de entretenimento de forma virtual na pandemia ajudou a melhorar sua qualidade de vida.

A pesquisa ouviu 1.521 pessoas, entre regiões metropolitanas e cidades do interior, com idade entre 16 e 65 anos, integrantes de todas as classes econômicas, entre os dias 5 e 14 de setembro de 2020.

Escrito por Veja.

Aplicativos


Locutor no Ar

Maria Michele Dunke

TOQUE DE CLASSE - Música ( Pop, Rock, Flasback e Country americana); News Atualidades. TOUCH OF CLASS - Music (Pop, Rock, Flasback and American Country); News Current affairs.

12:01 - 13:30

Top 5

top1
1. Simply Red

If You Don't Know Me By Now

top2
2. Simple Minds

Don't You Forget About Me

top3
3. U2

With Or Without You

top4
4. The Roxette

It Must Have Been Love

top5
5. Bee Gees

Alone

Anunciantes